18 de março de 2014

Comillas



Comillas é uma cidade da comunidade da Cantabria , situada em Espanha.

A cidade é banhada pelas águas do oceano. A bela paisagem é emoldurada pelos picos nevados dos Picos de Europa e pela Ria de la Rabia. Os emigrantes que voltaram da América no século XIX, transformaram a cidade de Comillas. A sua arquitetura pitoresca é um bom exemplo do neo-gótico e neo-árabe. É um impressionante conjunto que possui uma beleza única na região da Cantábria. Durante a Idade Média, Comillas era uma pequena população que vivia num pequeno porto da atividade agricultura e pecuária. 

Começamos a nossa visita pelo Cemitério, um cemitério gótico, criado a partir das ruínas da antiga igreja paroquial, onde a figura inconfundível de Anjo da Guarda é uma das suas atrações. 





Em seguida visitamos a Universidade Pontifícia, mais um símbolo de Comillas, a sua figura imponente fica numa colina com vista para toda a cidade. Esta universidade foi administrada por jesuítas, cujo modelo de ensino triunfou desde século XVII. 





Uma das atrações desta universidade é o seu portal, o seu arco tem reminiscências e alusões medievais.



Depois de visitarmos a universidade descemos ao centro da cidade e visitamos o seu centro histórico, onde nos deparamos com a igreja paroquial e belos jardins. 





Perto do centro histórico situa-se o Capricho de Gaudi. Esta residência de verão foi construída em 1883 encomendada por Máximo Díaz de Quijano, cunhado de Marcos de Comillas e do arquiteto Cascante Colom aos planos de Gaudi. Contra um deslumbrante soquete de pedra as fachadas mostram alternando faixas horizontais de tijolos e cerâmica pintada com temas florais, também presente no friso superior da torre e nas extremidades das aberturas. 









Esta é uma obra que espelha sem dúvida alguma a arquitetura de Gaudi.

Próximo da casa do capricho encontramos o Palácio Sobrellano de estilo neo-gótico, foi a casa de Antonio Lopez, o primeiro Marquês de Comillas. 





O conjunto Sobrellano começou com a capela-mausoléu, com as obras do palácio em 1888. Este palácio é realmente um espaço a ser exibido, neste constam objetos e itens que refletem a personalidade do Marquês de Comillas. O grande salão foi concebido como o centro simbólico do palácio, mostrando as contribuições que a família Marquês tinha feito para a história recente da Espanha.





Ao lado do palácio situa-se a Capela e Panteon de los Marqueses de Comillas. 

No interior do panteão encontramos as esculturas da "Oração" e "Renúncia" que denotam a influência do estilo de Rodin. O mobiliário, como os bancos da igreja foram desenhados por Gaudi, manifestando toques góticos, mas anunciando modernismo. 







Por fim, visitamos o Monumento al Marqués de Comillas, erguido em 1980, situado no alto de uma colina, onde podemos avistar a imensidão do mar. 


Em suma, Comillas é sem dúvida uma das mais belas e famosas cidades de Cantabria , um complexo arquitetónico magnífico rodeado por um ambiente natural e uma paisagem de exceção.


Sem comentários:

Enviar um comentário