18 de junho de 2013

Ávila



Ávila é uma cidade de Espanha da comunidade autónoma de Castela e Leão. Esta cidade é banhada pelo rio Adaja.

Conhecida como Abila em latim e parte da província da Hispania no tempo do Império Romano.

Ávila é uma cidade muralhada e apresenta-se fortemente marcada pela história, sobretudo dos séculos XII e XV. A muralha, com 2,5 km de extensão, possui várias portas e 88 torres redondas, dispostas de 20 em 20 metros. As portas de Alcazar e de S. Vicente localizam-se na parte mais antiga, voltada a oriente, sendo a mais monumental; na sua face norte apresenta reminiscências mouriscas. A cidade foi ocupada pelos Árabes no século VIII e conquistada por D. Afonso VI em 1088.








"A cidade dos Santos e das Pedras", como muitas vezes é chamada, é considerada por muitos especialistas como uma das mais bem preservadas cidades muralhadas medievais do mundo.



Em 1985, a Cidade de Ávila e suas Igrejas extra-muralhas, foram incluídas na lista do Património Mundial da UNESCO.

O que mais caracteriza Ávila são as suas enormes muralhas que rodeiam grande parte da cidade, e que tinham por objetivo proteger a cidade de ataques externos. As muralhas têm várias portas ou arcos, e o seu estado de conservação, apesar da sua antiguidade, é excelente. Subimos às muralhas e demos um passeio entre elas, admirando as maravilhosas vistas sobre a cidade. 




Depois descemos das muralhas e percorremos as ruas históricas da cidade cruzando com várias igrejas e monumentos emblemáticos. 











Um dos monumentos mais imponentes da cidade é a Catedral de Ávila, esta é considerada a primeira catedral gótica da Espanha, e tem influências francesas. As torres são do século XIII, e o claustro, as abóbadas e arcobotantes do século XIV. No século XV, as obras foram concluídas e construiu-se o relógio.





Este é um templo muito interessante do ponto de vista arquitetónico, visual, especialmente pela forma como ele se enquadra nas muralhas da cidade, permitindo que não só vê-lo de baixo, como a maioria das catedrais.



Outro monumento importante é o Convento Santa Teresa é um dos melhores exemplos da passagem do Santo da cidade de Avila, especificamente este convento de freiras carmelitas foi o local de nascimento de Santa Teresa de Jesus, é que essa igreja nasceu em Santa Teresa, mas adquiriu as ruínas da casa que pertenceu à Sagrada Família, com a ideia de construir esta igreja e convento.



Outro Convento importante é o Convento de São José, a sua igreja foi construída no início do século XVII por Francisco de Mora e tornou-se um modelo de arquitetura a seguir para a construção de templos da Ordem Carmelita. A igreja tem uma única nave coberta com tecto abobadado e cúpula sobre o cruzeiro. Foi declarado Monumento Nacional em 1968.

Na Praça de Santa Teresa, em frente ao início das muralhas fabulosas de Ávila, encontramos a Igreja São Pedro. Esta igreja é um dos melhores exemplos da arte românica na cidade de Ávila, cuja construção começou em 1100, com o mesmo estilo da Basílica de San Vicente. A sua grande roseta de estilo Cisterciense, na fachada principal é um dos melhores exemplos da arte românica.




Fora das muralhas encontramos a Basílica de São Vicente que é considerada desde o ano de 1882 como Monumento Nacional, é um templo de estilo românico, que combina harmonicamente diversos elementos de diferentes procedências como as típicas construções do século XI ao XV.









Por fim, antes de nos despedirmos da cidade visitamos o miradouro dos 4 postes, um ponto emblemático de Ávila. Fora da cidade muralhada, em um promontório perto do rio Adaja, este monumento é composto por quatro colunas e uma cruz central, mas o admirável deste monumento é a vista que podemos alcançar para a cidade e as suas muralhas.




O percurso realizado pela histórica cidade de Ávila aguçou-nos o apetite para continuarmos a nossa caminhada pelas cidades deslumbrantes e classificadas como Património Mundial.


Sem comentários:

Enviar um comentário