14 de junho de 2013

Badajoz



Badajoz é uma cidade de Espanha da comunidade autónoma da Estremadura.

Foi fundada em 875 pelos mouros e tornou-se na capital da poderosa taifa (reinou principado muçulmano) de al-Batalyaws. Passou para a soberania de Leão em 1230. Foi ao longo dos séculos prejudicada pelas lutas entre Portugal e Espanha, tendo sido ocupada pelos portugueses em 1386 e quase completamente destruída num cerco em 1705.





As ruas mais pitorescas situam-se perto da Alcáçova, em torno da Praça de San José e Praça Alta. Esta última é de meados do século XV. 





Outra praça importante é onde se situa a Câmara Municipal e a Catedral de Badajoz. A catedral é um templo românico-gótico, que preserva a sua aparência de fortaleza e tem interessantes peças de decoração renascentista. Vale a pena parar em baixos-relevos do coro e apreciar as tapeçarias flamengas que adornam a sacristia. Dentro da catedral também existem pinturas de Zurbarán, Ribera e Bocanegra.

Outro monumento imponente é a Puerta de Palmas formada por duas torres cilíndricas fabricadas em alvenaria e coroadas por ameias, foi concluída em 1551.

Mesmo na zona histórica da cidade encontramos a Alcáçova de Badajoz, em posição dominante no alto do Cerro de la Muela, esta envolvia a povoação da época muçulmana. Embora remonte à cerca erguida quando da fundação da cidade no século IX, a actual estrutura remonta à campanha construtiva sob do Califado Almóada, no século XII. É considerada a maior alcáçova da Europa.




A torre da Atalaya ou torre do Alpéndiz, mais conhecida com o nome de Espantaperros, é a torre albarrã mais importante da Alcáçova de Badajoz.



Nas imediações da Praça de Espanha estão localizados alguns dos melhores lugares para conhecer a gastronomia da Extremadura. A gastronomia inclui receitas antigas feitas com produtos locais e outros trazidos da América, como pimentão e batata. Sopa de tomate, borrego assado ou truta frita são alguns dos pratos a serem servidos com o excelente vinho, da Denominação de Origem Ribera del Guadiana.

Concluindo realizamos um agradável passeio pelo centro histórico da cidade, cruzando-nos com muralhas de origem árabe, monumentos interessantes e ruas pitorescas.


Sem comentários:

Enviar um comentário