20 de junho de 2013

Cáceres

Cáceres é uma cidade de Espanha situada na comunidade autónoma da Estremadura.

A presença humana no território que hoje em dia corresponde à cidade de Cáceres remonta à Pré-história. Na zona de Calerizo existem várias escavações onde foram encontradas pinturas de mãos humanas com a particularidade de ter o dedo mindinho amputado.

No século XII, devido ao avanço dos cristãos, a cidade foi fortificada com uma muralha de adobe. Esta não serviu de muito pois o rei Afonso IX, monarca do Reino de Leão, tomou a cidade anos depois em 1229, no dia de São Jorge, que desde então é o padroeiro da cidade.

A partir desse momento, Cáceres começa a transformar-se, construindo igrejas no lugar das mesquitas e palácios cristãos sobre os palácios muçulmanos. Com algumas modificações desde o século XVIII, a cidade chega aos nossos dias quase sem alterações, sendo uma das cidades monumentais mais bem conservadas do Mundo.

A cidade de Cáceres foi considerada o terceiro Conjunto Monumental Europeu em 1968 e Património da Humanidade pela UNESCO em 1986.

Muitos palácios foram construídos por famílias de aristocratas e recheados com tesouros e riquezas vindos do outro lado do Atlântico. Em Cáceres espera-nos um dos conjuntos artístico-monumentais mais impressionantes e melhor conservados da Península. 













Para se conhecer a cidade, existem duas zonas que podem servir de partida: a praça de San Mateo e a praça de Santa Maria. Na primeira a igreja de San Mateo, construída sobre uma mesquita árabe, entre os séculos XIV e XVIII, com portada Plateresca e retábulo do séc. XVIII. Foi declarada Monumento Histórico Artístico.





Apreciamos ainda o palácio dos Ulloa, o convento de San Pablo, a casa del Sol, a casa Mudéjar e a casa de Los Golfines de Arriba, para além da casa e a torre dos Sande. 



Na praça de Santa Maria encontra-se a Concatedral de Santa Maria é um edifício gótico. Foi construída no século XV, num estilo gótico tardio espanhol, o plateresco. É constituída por três naves contendo ainda alguns vestígios do estilo românico de uma construção anterior.








Tem três pórticos góticos, sendo a parte do Evangelho a mais antiga, pois remonta ao edifício românico anterior. As abóbadas são de cruzaria de ogivas.

Subimos ao cimo da torre da Catedral e desta apreciamos a monumental cidade de Cáceres.




No mesmo largo encontra-se ainda o Palácio Episcopal, o dos Ovandos, o de Mayoralgo, o dos duques de Valência e o famoso de Los Golfines de Abajo, em estilo plateresco, que foi residência dos Reis Católicos durante a visita à cidade, foi construído pelo ramo dos Golfín que se instalou na cidade imediatamente após a sua reconquista. Este combina eficazmente dois estilos: casa-fortaleza do século XV e o gosto humanista do século XVI. 



Outro monumento importante é a Igreja de San Francisco Javier, uma igreja jesuíta em estilo barroco construída no século XVIII. 




Ao longo da caminhada pelas ruas históricas da cidade velha cruzamo-nos com o bairro judeu e com as suas casas características. 





Em seguida visitamos o Museu Provincial de Cáceres que se encontra na zona antiga da cidade, incluí dois edifícios históricos: A Casa de las Veletas e a Casa de los Caballos. Nas suas salas encontram-se mostras pré-históricas e peças romanas, visigóticas e muçulmanas. Também tem no mesmo edifício uma cisterna hispano-árabe da cidade medieval, a coleção de Belas Artes e uma sala de exposições temporais. 








Um dos elementos que simbolizam a cidade de Cáceres é, sem dúvida, o arco de La Estrella. Este arco substituiu a Puerta Nueva, medieval, que ligava a Praça Maior com o interior da cidade. A sua construção foi iniciada no séc. XVIII, na parte interior está disposta uma estátua da Virgem da Estrela. No ano de 1726, o estilo da porta foi modificado para o estilo Barroco e a abertura do arco foi alargada para facilitar a passagem de carruagens. Serve para ligar a Plaza Mayor à Cidade Velha.




Na Plaza Mayor encontramos a Torre de Bujaco, esta trata-se de um dos símbolos de Cáceres que foi construído no século XII. É uma torre de 25 metros de altura que foi para proteção da muralha bem como da cidade. Hoje em dia é o centro de interpretação das três culturas onde se explicam os vários períodos históricos e os sítios mais importantes da cidade. 



Fora do conjunto amuralhado visitamos a igreja de Santiago, de origem românica e transformada por Gil Montañón no séc. XVI, com um retábulo-mor, obra de Berruguete; a igreja de San Juan, construída nos séculos XIII a XV, e o convento de San Francisco, como o anterior, em estilo gótico.




Em suma, em cada recanto do centro antigo de Cáceres nota-se a presença constante da história antiga.



Sem comentários:

Enviar um comentário